Alex Dias

Poeta, ator, pesquisador e gestor de projetos culturais e artísticos. Fez Magistério, onde iniciou sua jornada em prol da Cultura e da Educação. Formou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, com especialidade na área de Negócios pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É um apaixonado por arte, especialmente poesia.

Amadureceu suas experiências artísticas em estudos e trabalhados no MARP – Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, onde trabalhou como arte educador, pesquisador e realizou expografias e curadorias juntamente com Nilton Campos – Coordenador de Artes Visuais da Secretaria de Cultura da cidade e foi membro da Comissão Organizadora do 29º e 30º Simpósio de Arte do SARP – Salão de Arte Nacional-Contemporâneo. Ainda em Ribeirão Preto, trabalhou no INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, onde desenvolvia e gerenciava metodologias e ferramentas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para todos os cursos que o Instituto oferecia em consórcios com outras instituições como: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB) e outras.


Em São Paulo realizou inúmeros cursos e eventos – como ator, pesquisador e produtor – na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Museu Casa Guilherme de Almeida, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca de São Paulo e SESC - Serviço Social do Comércio. Na Casa das Rosas, desde de 2008, estuda tradução poética, teoria e crítica literária, além de participar de cursos de criação poética.
Realizou intervenções como poeta e ator, desenvolvendo quatro roteiros cênicos sobre poesia e tradução poética, ao lado de Francesca Cricelli, na 21ª  Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010) no estande da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, projetado por J.C. Serroni, em parceria com a POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Em 2012, OSNÁUTICOS voltaram a se apresentar na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, desta vez a convite do SESC-SP.

Desde 2008 atua no projeto/grupo OSNÁUTICOS, do qual é fundador e diretor, onde desenvolve os seus trabalhos artísticos, culturais e educacionais. Destaca-se a sua participação no Circuito SESC de Artes em 2012; no Festival Internacional de Arte Contemporânea RIFRAZIONI, na Itália (2010) para a performance Amaro Ammore. Com Francesca Cricelli (cofundadora e que permaneceu no grupo OSNÁUTICOS até 2011), escreveu e protagonizou a peça “O Amor Cantado no Caos”, que narra o encontro lítero-amoroso entre Dino Campana, considerado o maior poeta maldito do século XX da Itália e Sibilla Aleramo, considerada a primeira feminista italiana.

Entre as suas publicações destacam-se as premiações, em 2012 e 2009, no Prêmio Mundial de Poesia NÓSSIDE – realizado em Reggio Calábria, na Itália, pela UNESCO. Foi também publicado nas antologias de poesia: “Poetas de Gaveta” (USP) volumes X, XI, XII, XIII; no livro “Poemas de Amor” (Editora Riopretense); “Uni Verso Poesia” (Editora Riopretense) e na antologia de microcontos “@microcontos” (Editora BlogBooks, 2010).

Para visitar o site de Alex Dias, clique aqui!